terça-feira, 28 de maio de 2013

MATERIAL PARA O NOSSO EBOOK...


“Era uma vez um rapaz pobre, que não tinha nada. Um dia foi-lhe oferecido um livro, e o sorriso dele foi tão grande que as lágrimas de felicidade lhe caíram pelos olhos. Foi uma campanha de solidariedade que foi relatada em todos os rádios, e até chegou às colónias! A notícia foi a dada altura interrompida por outra, que informava que o Titanic se tinha afundado...
Hoje em dia os livros não são estimados e crescemos com os comandos da playstation na mão. Ainda, as disquetes foram substituídas pelas pen, e os discos de vinil pelos cd’s!”

(Grupo3: A., P., A., J., J.)

Até ao próximo episódio!



 


segunda-feira, 27 de maio de 2013

UMA CAIXA MÁGICA…


Na passada quinta-feira, dia 23 de maio, idosos e crianças do Centro Cultural Santo Adrião protagonizaram um momento único de partilha à volta de objetos que marcaram e marcam o nosso quotidiano. Foram entreguem aos participantes ‘caixas mágicas’, capazes de despertar memórias e ao mesmo tempo de provocar novas descobertas.

Um rádio dos anos ’60, uma polaroid de uma máquina de escrever, um disco de vinil, um comando da playstation ou da Nintendo Wii, cromos de várias épocas e ainda livros e disquetes. Foram estes alguns dos objetos magicamente aparecidos nas caixas.

“Como funcionava isto?”, foi a pergunta que mais ouvimos na Mediateca do Centro durante uma hora instrutiva e enriquecedora na qual idosos e crianças partilharam episódios da própria vida ligados aos objetos contidos nas caixas, explicaram uns aos outros o funcionamento dos mais antigos e dos mais modernos e, no final, libertaram a própria imaginação na criação coletiva de uma composição escrita, cujas regras se perceberão muito claramente no próximo post…

Fiquem atentos!



 

sexta-feira, 17 de maio de 2013

UMA COMPETIÇÃO QUE APROXIMA AS GERAÇÕES...


Foi ontem que demos os primeiros passos na nossa aventura intergeracional, com a primeira de uma série de encontros entre um grupo de crianças e de idosos do Centro Cultural e Social Santo Adrião.
As atividades previstas, que querem estimular a comunicação e relação intergeracional através da partilha e da aprendizagem colaborativa em torno dos media, tiveram avio nesta quinta-feira com um original jogo de mesa que conseguiu juntar gerações distantes através de provas desafiantes. Desenho, mímica, perguntas e desafio segredo foram as provas que os participantes tiveram de enfrentar, divididos em quatro grupos. As temáticas giraram à volta do conhecimento e consumo dos meios de comunicação integrando noções de história, culinária e cultura geral.

“Fizemos coisas que eu, sozinha, não teria certamente conseguido fazer…”, foi o comentário de um dos participantes na atividade.

Até ao próximo episodio!



 





Fotos realizadas pelas educadoras Paula (Centro de Dia) e Isabel (CATL-ACR).